top of page

Genu Varo e Genu Valgo: diagnóstico deve ser feito o quanto antes para minimizar impactos ao longo de quem precisa de acompanhamento

Atualizado: 10 de abr.

Características comuns em crianças com nanismo podem causar dificuldades de mobilidade e dor


Genu Varo, mais conhecido por “pernas arqueadas”, e Genu Valgo, conhecido por “joelhos em tesoura”, são condições que afetam a estrutura óssea dos membros inferiores, com maior prevalência em pacientes com nanismo. Embora esses problemas possam causar dificuldades de mobilidade e dor, existem tratamentos eficazes para gerenciar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.


Em pessoas com nanismo, essas alterações nos membros inferiores são comuns e não são apenas estéticas — elas afetam diretamente a qualidade de vida. O diagnóstico precoce, a monitorização contínua e o tratamento adequado são fundamentais para prevenir complicações a longo prazo e garantir que os pacientes possam viver de forma saudável e ativa. É ainda importante ressaltar que, tratados o quanto antes, podem fazer toda a diferença no desenvolvimento, na mobilidade e na prevenção de complicações longo prazo.

Para isso, o apoio multidisciplinar, incluindo fisioterapia, cirurgia e suporte psicológico, desempenha um papel importante no tratamento desses pacientes.


Nossa equipe conversou um especialista para compreender melhor sobre o impacto das condições para pessoas com estas características. Para o Dr. Celso Rizzi, Ortopedista Pediátrico do Hospital Federal dos Servidores do Estado Rio de Janeiro, é muito importante o tratamento e acompanhamento para quem tem essas condições.


 Annabra - Quais os impactos dessas duas condições?

Dr. Celso – Problemas a longo prazo para essas deformidades estão mais relacionadas ao desgaste da cartilagem articular. Então, quando não tratadas durante a infância e adolescência podem levar a um comprometimento articular na vida adulta.


Annabra - O diagnóstico precoce é importante?

Dr. Celso – Mais importante que o diagnóstico precoce é o acompanhamento seriado porque existe uma necessidade de saber se existe uma evolução progressiva dessa deformidade ou se ela é estática. Porque algumas crianças apresentam Genu Varo fisiológico que não necessita de tratamento.


Annabra - Quais tratamentos são oferecidos para essas condições?

Dr. Celso – Quando há necessidade de tratamento, ele é sempre cirúrgico. O tratamento conservador com uso de órtese, aparelhos gessados ou aparelhos fisioterápicos não trazem a solução. O tratamento escolhido hoje, durante a fase de crescimento, é o que a gente chama de Epifisiodese (cirurgia que altera de forma controlada e objetiva o comportamento de determinada cartilagem de crescimento).


Annabra - E como deve ser o acompanhamento pós-cirúrgico?

Dr. Celso – O acompanhamento pós-operatório é simples. Não existe nenhuma restrição de movimentos e a criança pode voltar as suas atividades regulares em uma semana.

 

 
 
 

Comentarios


©2022 por annabra. Criado por VélvitDesign

bottom of page